quarta-feira, 16 de abril de 2008

ANTÓNIO LOPES RIBEIRO


António Lopes Ribeiro 16/3/1908 - 14/3/1995

A Revolução de Maio - 1937


Feitiço do Império - 1940


O Pai Tirano - 1941

Mensagem de um Amigo e Camarada lembrou-me do centenário de António Lopes Ribeiro, para além da sua faceta política, que me dispenso de referir pois outros o farão melhor do que eu, recordo-o especialmente como um dos melhores realizadores portugueses, para além dos inevitáveis Revolução de Maio e Feitiço do Império, foi também o realizador de Pai Tirano uma das melhores comédias jamais realizadas em Portugal, no tempo em que neste País ainda se fazia cinema.

terça-feira, 15 de abril de 2008

ORTEGA Y GASSET


"Ser da esquerda é, como ser da direita, uma das infinitas maneiras que o homem pode escolher para ser um imbecil"

A Rebelião das Massas -
pág. 25

HISTÓRIAS DA CAROCHINHA


Eu acredito que o Sol anda à volta da Terra, eu acredito no Pai Natal, eu acredito que a Terra é quadrada, eu acredito que são as cegonhas que trazem os bebés, eu acredito que somos todos iguais, eu acredito... (vocês já sabem daquilo que eu estou a falar).
Nos tempos que correm, o melhor mesmo é acreditarmos em todas as balelas que nos impingem, porque senão...
Se forem apanhados com a boca a fugir-vos para a verdade, neguem, façam-se de maluquinhos, digam que enfardaram uma garrafa de Cutty Sark, etc, etc.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

A OUVIR NESTE MOMENTO


SONS OF EUROPE


Sons of the east
Guards well trained
Have put a stop to the Polish train
Sons of the west
Have grown weak
The American Dream
Has sent you to sleep
Sons of Europe
Sick with liberalism
Sons of Europe
Chained with capitalism
Sons of Europe
Make very sure
You don't burn
In a Wall Street War

Sons of Europe Arise Arise
Sons of Europe Arise Arise

On a marble slab in Yalta
Mother Europe
Was Slaughtered

Independentemente dos defeitos que o mentor deste grupo possa ter a nível pessoal, a música é boa e as letras até são muuuiiito interessantes. O álbum em questão chama-se "BURIAL".

sexta-feira, 4 de abril de 2008

ALIANÇAS, UNIÕES, ETC, ETC...


"Caros Camaradas! Hoje venho falar-vos acerca de um assunto de EXTREMA importância! Temos de pôr de lado as nossas diferenças e começar a trabalhar em conjunto!" ZZZ...RONC...ZZZ...RONC...
Já repararam que quando os comentadores da nossa praça não têm nada para dizer, puxam um texto destes?
Embora eu não costume andar a reboque da agenda de outros, este tema da "unidade" tem surgido com uma certa frequência e como é um tema importante, não resisto a dar a minha cacetada.
Desde já faço aqui um acto de contrição: no passado eu fui um dos que acreditava na unidade, posto isto vamos ao que interessa.
Tendo como base o rescaldo das eleições espanholas em que os partidos ditos "nacionalistas" eram aos montes e tiveram percentagens ridículas, aqui nestas bandas levantaram-se algumas vozes apelando à unidade. Louvando as boas intenções de alguns, devo dizer que de boas intenções está o inferno cheio.
"É mais aquilo que nos une do que aquilo que nos separa!"
Está bem, então o que é que nos une?
"Somos nacionalistas!"
Será mesmo assim? Se somos nacionalistas (deixo para uma próxima ocasião um texto sobre os conceitos de Nação e Nacionalismo), então qual é a nossa Nação? Portugal? Europa? Vamos do Minho a Timor? Ou dos Açores a Vladivostok? Queremos a Portugaliza ou a Eurosibéria? Que modelo? Que instituições? Alguns até já são só patriotas...
"Somos contra o sistema!"
Pois, pois. Realmente existem alguns que até são contra o sistema, mas que logo a seguir traem a verdade só para ganhar meia dúzia de votos ou então que até já se proclamam "moderados e democráticos" e no entanto querem que nos aliemos a esta ralé.
"Aaah, queremos uma alternativa ao marxismo e ao capitalismo!"
Também eu, mas que alternativa é que nos une? Nacionalizamos ou privatizamos? Queremos reduzir o Estado à sua expressão mínima como papagueiam alguns ou alinhamos pelo Mussolini e dizemos "nada fora do Estado" ? Deixamos a iniciativa privada correr livremente com tudo o que isso implica ou fuzilamos os especuladores e plutocratas? Quando chegarem a um consenso avisem-me...
"...aaah...aaah... e a imigração? pelo menos neste assunto há união!!!"
Há gente que ainda acredita no Pai Natal. Quando tudo falha, puxa-se a pièce de résistance da imigração. Então que imigração é que recusamos? Os PALOPS? Os Minho-Timorenses não iam gostar disso! Os Ucranianos? Já estou a ver os europeístas a gritarem! E como vamos estar unidos neste tema se agora até já existem uns iluminados que dizem que os imigrantes vieram para ficar (em Angola existia uma imigração de 500 anos, e em 1975 vieram de lá corridos a toque de caixa - para os imbecis que dizem que já não há nada a fazer)?
"Tá bem, tá bem... mas se não estivermos unidos não conseguimos fazer nada!"
Precisamente por estarmos "unidos" é que não conseguimos fazer nada! Como vamos trabalhar neste ou naquele tema se x diz alhos e y diz bugalhos? Deste modo a nossa acção está praticamente paralisada.
"Isso é conversa de quem nunca fez nada, e só sabe criticar, ao menos tens algo positivo a dizer?"
Realmente... estive aqui a dar as cacetadas e ainda não disse algo de construtivo, então aqui vai:
Em primeiro lugar temos de formar Homens e Mulheres dignos desse nome, tudo começa pela ética e pelo estilo (já pareço o Ramón Bau).
Em segundo lugar temos empreender a reconquista ideológica do "movimento", quando os Militantes sabem aquilo porque lutam, tendo uma formação doutrinária sólida, as tibiezas, os desvios e as cisões serão muito mais raras. A alternativa é a estupidez galopante e as aberrações ideológicas a que temos vindo a assistir nos últimos tempos.
Em terceiro lugar muita gente tem de se convencer que os partidos e os resultados eleitorais são o menos importante. Como se alguma vez "eles" nos deixassem tomar o poder pela via eleitoral! Caíram nessa asneira em 1933 e não a voltam a repetir!
A nossa missão é de passagem de testemunho aos outros, só quando as nossas ideias estiverem implantadas na sociedade é que poderemos avançar para a Revolução!

OS DEUSES DEVEM ESTAR LOUCOS!



Pelo menos lá para os lados da Fnac...
Embora eu não goste lá muito das atitudes desta multinacional (vá-se lá saber porquê...), esta semana eles caíram na asneira de pôr nos escaparates estes dois livros do mais conhecido cidadão de Braunau. Não fiquem com demasiada água na boca, pois ambos os textos incluem introduções com os choros e gemidos do costume (democracia oblige), mas se saltarmos essa parte, até valem o preço.
Ao ataque meus piratas! O dinheiro não serve só para a cerveja!

SUGESTÃO MUSICAL


Esta semana recebi o mais recente cd dos Arditi, para quem não conhece são uma banda sueca de neoclassical/industrial com uma tendência marcial bem marcada.
ESPANTOSO! ABSOLUTAMENTE ESPANTOSO!
Embora possua e aprecie imenso os seus trabalhos anteriores, o "Omne Ensis Impera" é até à data o seu melhor álbum, transporta-nos para um ambiente wagneriano e o seu Crepúsculo dos Deuses. Quem estiver interessado pode adquiri-lo aqui que esta casa tem boa música.
"We sing the praise of war. Not for the way it makes people die, but for the way it makes people come alive."