segunda-feira, 17 de novembro de 2008

GRANDES PORTUGUESES DO NOSSO TEMPO

É, sobejamente, conhecida a tendência do Povo Português para o saudosismo, a verdade é esta, passamos a vida a sonhar com as glórias do passado, recordamos com nostalgia as grandes personalidades da nossa história: D. Afonso Henriques, D. Nuno Álvares Pereira, D. João II, Afonso de Albuquerque, etc, etc... mas quando se é um Nacionalista, essa nostalgia é redobrada.
Então, e numa verdadeira prestação de serviço público, aqui ficam alguns dos grandes Portugueses do nosso tempo, para ajudar a levantar a moral.
Que orgulho é, ser Português!

Começo a minha digressão com a Dra. Fátima Felgueiras, espírito aberto, comunicativa, gosta de conhecer outros povos e culturas (lembram-se da viagem ao Brasil e da subsequente entrevista numa favela?), para além disto, mostrou amplamente que não se deixa prender a burocracias (caso raro no nosso aparelho governativo superburocratizado), exemplo de autarca aclamada pelo povo, como muito bem vimos no seu recente julgamento, o que atesta das excelsas virtudes da democracia.

Passo agora ao Dr. Alberto João Jardim, figura modelo de estadista, indefectivelmente Português, um democrata dos autênticos (não, não estou a brincar), como a Madeira é demasiado pequena para ele, espero vê-lo, o mais brevemente possível, nas instituições europeias para ver se ele consegue sacar lá tanto dinheiro como saca aqui aos continentais.

Seguidamente temos a Dra. Maria de Lurdes Rodrigues, actual ministra da educação que, para nossa imensa felicidade, está neste momento a aplicar técnicas que aprendeu em tempos passados, senhora de uma perseverança sem igual, conseguiu algo inédito em Portugal: pela primeira vez alunos, professores e encarregados de educação, estão unidos num objectivo comum.

Palavras para quê? Qualquer coisa que eu pudesse dizer acerca do engenheiro Sócrates só iam pecar por defeito.

Embora já não seja bem deste tempo, não queria finalizar sem dar a conhecer esta nobre figura.
De facto, o Dr. Mário Soares, como alguns ainda se lembram foi um dos principais responsáveis pela descolonização, que nos livrou do nosso horrendo Império Ultramarino, foi primeiro ministro na década de 80 época de espantoso desenvolvimento económico em Portugal, foi também o principal artífice da nossa entrada na CEE (hoje União Europeia) onde os nossos corruptos/construtores civis/vendedores de Ferraris/etc, conseguiram biliões e mais biliões a troco de pequenas ninharias, tais como a nossa soberania nacional, as nossas pescas, a nossa agricultura, etc, etc.
Pessoa culta, extremamente viajada, é também conhecido o seu amor pelos Símbolos Nacionais.

"DITOSA PÁTRIA QUE TAIS FILHOS TEM"