terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

UMA LIÇÃO DE REVISIONISMO HISTÓRICO


Nestes últimos dias este e-mail tem andado a circular por aí:

"Está em curso um Abaixo-assinado para reposição do nome da Ponte Salazar (actual ponte 25 de Abril).
Aproveito para informar que será prestada homenagem no dia 25 de Abril próximo, em Lisboa, ao Dr. António de Oliveira Salazar, pela passagem do 120º aniversário do seu nascimento (28 Abril 1889). Os interessados poderão proceder à inscrição até 31 de Março.
Pretende-se desta forma, continuar a honrar o nome de um homem cuja luta privilegiou a Nação e pela qual desenvolveu desde sempre uma doutrina social, e DEMOCRATA-cristã, desde os seus tempos do Centro Académico de Democracia Cristã."

Repararam na palavra que está em maiúsculas? Fui eu que a pus assim, para que todos a possam ver bem.
É certo que Salazar começou começou no CADC (Centro Académico de Democracia Cristã), mas é ainda mais certo que desde que ocupou a presidência do conselho, nunca se destacou pelo seu sentido democrático, nem (que eu tenha conhecimento) alguma vez desde essa altura se proclamou como democrata.
Lá no meu gueto sou conhecido por não ter grande admiração por Oliveira Salazar (ou não fosse eu NR), mas o ser democrata é, felizmente, uma acusação que eu não posso lançar ao antigo Presidente do Conselho.
Infelizmente agora parece ter-se tornado moda a "reinterpretação" do pensamento político de certas personalidades: o Ramiro Ledesma Ramos era um nacional-bolchevique, o António Sardinha não era racista, o Salazar era um democrata, etc, etc.
Um destes dias, um alarve qualquer vem a terreiro dizer que o Mussolini foi um anarquista até ao fim da sua vida, e que o tio Adolfo era anti-racista!