segunda-feira, 31 de março de 2008

LÉON DEGRELLE


15/6/1906 - 31/3/1994

Março, mês de Marte deus da guerra. Neste mês Marte reclamou para si alguns dos seus melhores guerreiros e deixou para último aquele que foi o melhor de todos: Léon Degrelle, o leão da Bélgica.
Nascido a 15 de Junho de 1906 em Bouillon, Degrelle cedo se liga aos meios católicos belgas e e às edições "REX". Rompendo com o Partido Católico (mantendo-se no entanto um fervoroso católico até ao fim da sua vida) em 1936, Degrelle avança por sua conta com o "Rexismo" um movimento que nos seus primeiros tempos estava mais próximo da direita autoritária do que propriamente do Fascismo. Será com o final da década de 30 e com a segunda guerra mundial que Degrelle e o Rexismo se aproximarão paulatinamente do Fascismo e do Nacional-Socialismo. Durante a guerra e com a formação da Legião "Wallonie", Léon parte para a frente leste como simples soldado, sucessivamente promovido e condecorado, termina a guerra com o posto de "Brigadenfuhrer". No final da guerra escapa para Espanha aonde reside até à sua morte a 31 de Março de 1994.
Aquando de uma das muitas entrevistas que deu, o jornalista lhe perguntou se não se arrependia ou se lamentava alguma coisa do passado, Degrelle respondeu simplesmente: "Só lamento o facto de não termos ganho a guerra!".
REX VAINCRA!