domingo, 22 de fevereiro de 2009

JACQUES DORIOT



Jacques Doriot
26/9/1898 - 22/2/1945

Nascido em 1898, Jacques Doriot inicia a sua vida profissional como operário metalúrgico. Em 1917 é mobilizado para a frente e termina a I Guerra Mundial ostentando várias condecorações.
Depois da guerra junta-se ao Partido Comunista Francês e em 1923 chega a secretário geral das Juventudes Comunistas. Apesar de de ter diante de si uma carreira promissora, em 1936 Doriot rompe com o PCF e funda o Partido Popular Francês, que rapidamente evolui para o Fascismo.
Com o estalar da II Guerra, mais uma vez é mobilizado e volta a combater os alemães. Depois do armistício defende uma política de aproximação e de colaboração com o Reich e, aquando da invasão da União Soviética, junta-se à Legião de Voluntários Franceses, sendo condecorado com as cruzes de ferro de 1ª e 2ª classe.
Em 1944 regressa a França e, com o desembarque aliado na Normandia, depressa se vê obrigado a tomar o caminho do exílio para a Alemanha. Na cidade germânica de Sigmaringen funda o Comité de Libertação, mas não teria tempo para pôr os seus projectos políticos em prática, pois a 22 de Fevereiro de 1945 morre vítima de um ataque de um caça aliado.