quinta-feira, 9 de abril de 2009

MAIS VALIA ESTAR CALADA...


Apareceu no jornal Público de hoje um interessantíssimo artigo de opinião da Exma. Sra. Esther Mucznik, um das mais prestigiadas vozes da Comunidade Israelita em Portugal, à qual eu rendo a minha singela homenagem, sempre atento, venerador e obrigado.
Tendo como título "Abrir a porta à Sublime Porta", a Exma. Sra. Mucznik trata então de defender a entrada da Turquia na União Europeia. Perante o terrível espectro do terrorismo e quejandos, diz a Senhora: "estes sinais preocupantes deveriam funcionar não como um argumento para a não-integração europeia, mas precisamente como um alerta para acelerar o processo".
Não sendo eu (um horrível chauvinista que se preocupa apenas com Portugal) particularmente versado nas artes e mistérios da geopolítica, gostaria de saber em que é que interessa ao "Eretz Israel" a entrada da Turquia na UE, e o que tem a haver com a política interna da Europa, principalmente sabendo que Israel é um país particularmente avesso a ingerências de terceiros na sua política, estamos a preparar também uma possível adesão?
À atenção dos nossos comentadores especializados nas questões do médio oriente.